SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A contribuição da proposta educacional de Paulo Freire para a prática pedagógica docente na educação infantil e na educação de jovens e adultos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SAUL, Ana Maria. Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.1, pp.9-34. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i1p9-34.

Este texto apresenta a pesquisa que investiga a materialidade e a reinvenção do legado freireano, na atualidade, em espaços públicos de educação, na realidade brasileira. Tendo como contexto de origem a Cátedra Paulo Freire da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), essa pesquisa vem sendo realizada, com apoio do CNPq, por pesquisadores de 14 programas de Pós-Graduação em Educação, sediados em 10 estados brasileiros. Este artigo relata o processo e os resultados da 2ª edição dessa pesquisa, desenvolvida no período 2012 a 2015. O quadro de referência dessa investigação é a pedagogia freireana, com destaque dos quatro eixos que balizaram a política educacional da gestão Paulo Freire, em São Paulo (1989-1992): currículo, gestão democrática, formação de educadores e educação de jovens e adultos. Duas linhas de trabalho foram definidas para a produção dos dados. A primeira delas caracterizou-se pela análise de dissertações e teses realizadas com e a partir de referenciais freireanos e, a segunda, consistiu no desenvolvimento de pesquisas empíricas. Com abordagem qualitativa, a metodologia incluiu as modalidades de estudo de caso e pesquisa -ação. Este artigo sintetiza os resultados desses estudos, coordenados pela equipe de pesquisadores. Os resultados da pesquisa demonstraram que o pensamento de Paulo Freire continua vivo e atual, oferecendo contribuições relevantes para as políticas e práticas educativas. A pedagogia freireana penetra diferentes áreas e subáreas do conhecimento e se alonga em diferentes campos de estudo, aproximando-se de problemáticas contemporâneas.

Palabras clave : Paulo Freire; Políticas e Práticas de Currículo; Gestão; Formação de Educadores; Educação de Jovens e Adultos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )