SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1The contribution of Paulo Freire educational proposal for pedagogical practice in childhood, youth and adult educationIntegral education, full-time and Paulo Freire the challenges of the articulation between knowlegde, time and territory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

DEMARTINI, Gabriel Ribeiro  and  SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. Articulação entre Paulo Freire e Herbert Marcuse: educação sexual emancipatória em uma escola estadual do município de Sorocaba-SP. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.1, pp.56-81. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i1p56-81.

A articulação da concepção educacional de Freire com a visão de sexualidade emancipatória de Marcuse foi concebida como subsídio para a construção curricular libertadora na tentativa de superar limites observados na prática convencional da Educação Sexual no ensino de Ciências. Para tanto, foi realizada uma investigação temática em uma escola estadual de Sorocaba-SP para obter um tema gerador capaz de nortear a construção de uma programação curricular. Recorreu-se a análises documentais, observações de campo e entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. A partir das concepções da comunidade caracterizou-se como tema gerador “Gravidez na adolescência não é problema aqui não...”. A articulação entre Freire e Marcuse possibilitou o vislumbre de uma programação com perspectiva emancipatória, em que educadores e educandos se encontram para, dialogicamente, transformar sua realidade numa relação praxiologicamente coerente com um projeto pedagógico humanizador. A proposta se mostrou com potencialidade para a superação dos limites identificados no currículo de Educação Sexual implementada em redes públicas de ensino.

Keywords : Paulo Freire; Investigação Temática; Educação Sexual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )