SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Integral education, full-time and Paulo Freire the challenges of the articulation between knowlegde, time and territoryParticipation and autonomy in management as reference to reinvent freire’s theory in public education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

AGUIAR, Denise Regina da Costa. O estado do conhecimento sobre progressão escolar e ciclos de aprendizagem: contribuições do legado freireano. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.1, pp.108-126. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i1p108-126.

O artigo tem como objetivo contribuir com o avanço na produção acadêmica sobre o Estado do Conhecimento sobre a Progressão Escolar e Ciclos de Aprendizagem, numa perspectiva freireana, ampliando e atualizando o balanço dos estudos já realizados sobre essa temática. O estudo tem, como referência para análise, a seguinte produção: o relatório final sobre o Estado do Conhecimento sobre a temática da Progressão Escolar e Ciclos, referente ao período de 1990 a 2002, publicado pelo MEC/INEP, teses e dissertações produzidas sobre essa temática, no período de 2003 a 2012. Os estudos evidenciam que a estrutura curricular em ciclos, numa perspectiva crítico-emancipatória, tendo como fundamento o referencial teórico em Paulo Freire, tem uma melhor possibilidade de provocar uma mudança estrutural radical na gramática da escola, rompendo com a estrutura hegemônica, elitista e excludente da escola seriada. A estrutura curricular em ciclos no paradigma crítico-emancipatório freireano, propõe um quefazer crítico, diferenciado e criativo para o cotidiano da escola, a partir da flexibilização, da continuidade e da articulação curricular, do trabalho coletivo, do respeito ao ritmo, ao saber, à diversidade, à experiência de vida de cada educando, concebendo-o como sujeito histórico-social, no processo de construção e reconstrução do conhecimento. Nessa perspectiva, a estrutura curricular em ciclos está imbricada com a democratização do ensino e com a construção de uma escola pública, popular, democrática e com qualidade social, tendo como horizonte a transformação da realidade opressora e a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Keywords : Currículo; Ciclos; Paulo Freire.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )