SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1The knowledge state on scholar progressions and learning cycles: contributions of Paulo Freire’s legacyA research on education based on Paulo Freire and the contributions of his educational approach to teacher development and educational practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

HAGE, Salomão Mufarrej  and  PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes. Participação e autonomia na gestão como referência para reiventar a teoria freireana na educação pública. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.1, pp.127-148. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i1p127-148.

O artigo examina os processos de gestão democrática e suas estratégias de organização e mobilização para a construção de um projeto popular de educação pública no município de Cametá no Estado do Pará. A análise foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico, documental e de pesquisa de campo, através de entrevista com o dirigente municipal. Seus resultados se inserem no âmbito da pesquisa “Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção”, desenvolvida por uma rede nacional de pesquisadores coordenada pela Cátedra Paulo Freire da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); e evidenciam que a rede municipal de ensino quando fez opção por uma educação crítico-emancipadora, aplica os princípios da participação e da autonomia nos processos de gestão pública, colaborando para a reinvenção da teoria Freireana na atualidade.

Keywords : Gestão Democrática; Participação; Autonomia; Teoria Freireana; Escola Pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )