SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O estado do conhecimento sobre progressão escolar e ciclos de aprendizagem: contribuições do legado freireanoA pesquisa em educação fundamentada em Paulo Freire e as contribuições de seus referenciais para a formação de professores e a prática pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

HAGE, Salomão Mufarrej  e  PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes. Participação e autonomia na gestão como referência para reiventar a teoria freireana na educação pública. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.1, pp.127-148. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i1p127-148.

O artigo examina os processos de gestão democrática e suas estratégias de organização e mobilização para a construção de um projeto popular de educação pública no município de Cametá no Estado do Pará. A análise foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico, documental e de pesquisa de campo, através de entrevista com o dirigente municipal. Seus resultados se inserem no âmbito da pesquisa “Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção”, desenvolvida por uma rede nacional de pesquisadores coordenada pela Cátedra Paulo Freire da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); e evidenciam que a rede municipal de ensino quando fez opção por uma educação crítico-emancipadora, aplica os princípios da participação e da autonomia nos processos de gestão pública, colaborando para a reinvenção da teoria Freireana na atualidade.

Palavras-chave : Gestão Democrática; Participação; Autonomia; Teoria Freireana; Escola Pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )