SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Participation and autonomy in management as reference to reinvent freire’s theory in public educationFreirian concepts as support for continued education of youth and adult education teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SANTIAGO, Eliete  and  BATISTA NETO, José. A pesquisa em educação fundamentada em Paulo Freire e as contribuições de seus referenciais para a formação de professores e a prática pedagógica. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.1, pp.149-164. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i1p149-164.

Neste artigo procuramos mostrar que os referenciais freireanos têm contribuído para ampliar a pesquisa em educação no trato de objetos de investigação, categorias analíticas e processos metodológicos, com repercussões sobre a formação e a prática pedagógica, conforme temos conferido na produção acadêmica. Essa presença teórico-epistemológico-metodológica, de um lado, mostra o vigor e a atualidade do pensamento freireano. De outro, mobiliza-nos para a análise dos traços e das evidências da contribuição freireana para a pesquisa em educação, a formação de professores e a prática pedagógica. Propomo-nos a analisar essa presença através de dissertações e teses da área da educação, com foco nas categorias: humanização, diálogo, autonomia, amorosidade e criticidade.

Keywords : Paulo Freire; Humanização; Diálogo; Autonomia; Pesquisa Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )