SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Participação e autonomia na gestão como referência para reiventar a teoria freireana na educação públicaA concepção freireana como aporte para a formação permanente de professores de EJA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SANTIAGO, Eliete  e  BATISTA NETO, José. A pesquisa em educação fundamentada em Paulo Freire e as contribuições de seus referenciais para a formação de professores e a prática pedagógica. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.1, pp.149-164. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i1p149-164.

Neste artigo procuramos mostrar que os referenciais freireanos têm contribuído para ampliar a pesquisa em educação no trato de objetos de investigação, categorias analíticas e processos metodológicos, com repercussões sobre a formação e a prática pedagógica, conforme temos conferido na produção acadêmica. Essa presença teórico-epistemológico-metodológica, de um lado, mostra o vigor e a atualidade do pensamento freireano. De outro, mobiliza-nos para a análise dos traços e das evidências da contribuição freireana para a pesquisa em educação, a formação de professores e a prática pedagógica. Propomo-nos a analisar essa presença através de dissertações e teses da área da educação, com foco nas categorias: humanização, diálogo, autonomia, amorosidade e criticidade.

Palavras-chave : Paulo Freire; Humanização; Diálogo; Autonomia; Pesquisa Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )