SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1A research on education based on Paulo Freire and the contributions of his educational approach to teacher development and educational practiceThe legacy of Paulo Freire for permanent education: critical reading of theses and dissertations on teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

CUNHA, Suzi Laura da  and  DELIZOICOV, Nadir Castilho. A concepção freireana como aporte para a formação permanente de professores de EJA. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.1, pp.165-185. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i1p165-185.

Apresenta-se neste trabalho resultados de pesquisa que investigou o processo de formação permanente de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ocorrido no município de Chapecó, no período de 1997 a2004. Esse processo foi desenvolvido a partir dos princípios da concepção freireana de educação, durante o Movimento de Reorientação Curricular da RedeMunicipal de Educação. O objetivo da pesquisa constituiu-se em apontar limites e possibilidades da formação permanente dos professores. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa que teve o questionário e a entrevista semiestruturada como instrumentos para a coleta de dados, junto a professores e coordenadores da EJA.A análise indicou que a formação permanentepossibilitou ao grupo de professores a incorporação de práticas freireanas no fazer docente. Os dados da pesquisa também indicaram limites e dificuldades enfrentados na implementação do processo de formação, tais como a resistência a mudanças por parte de alguns professores, a avaliação e a forma como a proposta foi implantada pelos gestores.

Keywords : EJA; Formação Permanente; Concepção Freireana de Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )