SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A pesquisa em educação fundamentada em Paulo Freire e as contribuições de seus referenciais para a formação de professores e a prática pedagógicaO legado de Paulo Freire para a formação permanente: uma leitura crítica das dissertações e teses sobre a formação de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

CUNHA, Suzi Laura da  y  DELIZOICOV, Nadir Castilho. A concepção freireana como aporte para a formação permanente de professores de EJA. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.1, pp.165-185. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i1p165-185.

Apresenta-se neste trabalho resultados de pesquisa que investigou o processo de formação permanente de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ocorrido no município de Chapecó, no período de 1997 a2004. Esse processo foi desenvolvido a partir dos princípios da concepção freireana de educação, durante o Movimento de Reorientação Curricular da RedeMunicipal de Educação. O objetivo da pesquisa constituiu-se em apontar limites e possibilidades da formação permanente dos professores. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa que teve o questionário e a entrevista semiestruturada como instrumentos para a coleta de dados, junto a professores e coordenadores da EJA.A análise indicou que a formação permanentepossibilitou ao grupo de professores a incorporação de práticas freireanas no fazer docente. Os dados da pesquisa também indicaram limites e dificuldades enfrentados na implementação do processo de formação, tais como a resistência a mudanças por parte de alguns professores, a avaliação e a forma como a proposta foi implantada pelos gestores.

Palabras clave : EJA; Formação Permanente; Concepção Freireana de Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )