SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A concepção freireana como aporte para a formação permanente de professores de EJAA pedagogia de Paulo Freire como referência teórico-metodológica para pesquisar e desenvolver a formação docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

PORTO, Rita de Cassia Cavalcanti  e  LIMA, Taissa Santos de. O legado de Paulo Freire para a formação permanente: uma leitura crítica das dissertações e teses sobre a formação de professores. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.1, pp.186-210. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i1p186-210.

O trabalho faz parte de uma pesquisa interinstitucional em que o Grupo de Estudos e Pesquisas da Pedagogia Paulo Freire (GEPPF) pesquisou a formação de educadores/as, a partir da produção das dissertações e teses que apresentassem maior contribuição de Paulo Freire à formação de educadores/as. A pesquisa procurou selecionar os resumos de teses e dissertações que evidenciassem Paulo Freire. Teve início com a leitura dos resumos para observar a pertinência da temática. Em seguida, foram feitas a seleção dos trabalhos que mais se aproximassem das ideias de Freire e a análise crítica dos fundamentos freireanos. Nessa perspectiva, a metodologia procurou analisar a produção completa à luz dos estudos das obras de Freire, destacando as categorias que mais tratassem de formação de professores/as, seja ela inicial, continuada ou permanente. Assim, as análises procuraram refletir criticamente cada categoria a partir do movimento da práxis (ação-reflexão-ação). O resultado apontou a presença significativa de Freire, na perspectiva da reinvenção da formação permanente.

Palavras-chave : Paulo Freire; Formação de Educadores; Reinvenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )