SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O legado de Paulo Freire para a formação permanente: uma leitura crítica das dissertações e teses sobre a formação de professoresA pedagogia freireana em escolas de Eja: reinvenção e limites índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SAUL, Alexandre  e  GIOVEDI, Valter Martins. A pedagogia de Paulo Freire como referência teórico-metodológica para pesquisar e desenvolver a formação docente. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.1, pp.211-233. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i1p211-233.

O texto apresenta fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia de Paulo Freire para investigar e desenvolver a formação de educadores, tendo em vista a superação de limitações que impedem a transformação de práticas docentes. Com essa intenção, foi criado um desenho de investigação, com a inspiração da pesquisa-ação, para problematizar e analisar situações-limites vivenciadas pelos participantes, em suas realidades profissionais, tendo em vista a elaboração de propostas que pudessem contribuir para compreender criticamente e superar tais situações. O lócus da pesquisa foi o curso de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A possibilidade de utilização do referencial freireano como pesquisa-formação, será ilustrada por meio da discussão dos momentos e fases da invetigação desenvolvida. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram: a) o valor e a viabilidade da proposta teórico-metodológica de Freire como um caminho de pesquisa e formação docente; b) a ampliação da compreensão dos sujeitos da pesquisa sobre a formação continuada, na perspectiva da formação permanente freireana; c) movimentos de transformação de formas de pensar e agir dos participantes, com relação à formação docente, evidenciados em sua adesão a novos valores e intenções de mudar suas práticas.

Palavras-chave : Paulo Freire; Metodologia da Investigação Temática; Formação de educadores; Formação Permanente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )