SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1The pedagogy of Paulo Freire as theoretical- methodological as reference to research and develop teacher educationPaulo Freire's present in literacy programs for youth and adults at local schools from Pará. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

MIRA, Levi Nauter de  and  STRECK, Danilo Romeu. A pedagogia freireana em escolas de Eja: reinvenção e limites. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.1, pp.234-256. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i1p234-256.

O artigo aborda uma experiência com Educação de Jovens e Adultos na qual Paulo Freire foi o principal referencial teórico, buscando verificar os modos de implementação de uma prática pedagógica na qual durante dez anos a educação popular foi assumida como política pública no governo municipal petista de Gravataí, Rio Grande do Sul. Após introduzir o contexto em que se situa o campo empírico e apresentar a metodologia de pesquisa, são analisados os principais temas que emergiram na pesquisa realizada: atualidade freireana, participação, políticas públicas e juvenilização da EJA. Entre as conclusões destacam-se, como aspectos positivos, a prática da avaliação emancipatória e a conquista de um espaço semanal para a formação permanente dos professores. Como principal limite aponta-se a ausência da participação da própria comunidade na construção da proposta.

Keywords : Educação Popular; Paulo Freire; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Políticas Públicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )