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Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

MIRA, Levi Nauter de  y  STRECK, Danilo Romeu. A pedagogia freireana em escolas de Eja: reinvenção e limites. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.1, pp.234-256. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i1p234-256.

O artigo aborda uma experiência com Educação de Jovens e Adultos na qual Paulo Freire foi o principal referencial teórico, buscando verificar os modos de implementação de uma prática pedagógica na qual durante dez anos a educação popular foi assumida como política pública no governo municipal petista de Gravataí, Rio Grande do Sul. Após introduzir o contexto em que se situa o campo empírico e apresentar a metodologia de pesquisa, são analisados os principais temas que emergiram na pesquisa realizada: atualidade freireana, participação, políticas públicas e juvenilização da EJA. Entre as conclusões destacam-se, como aspectos positivos, a prática da avaliação emancipatória e a conquista de um espaço semanal para a formação permanente dos professores. Como principal limite aponta-se a ausência da participação da própria comunidade na construção da proposta.

Palabras clave : Educação Popular; Paulo Freire; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Políticas Públicas.

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