SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A pedagogia freireana em escolas de Eja: reinvenção e limitesExpandindo a dinâmica do poder: Freire e a política racial na educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de  e  SANTOS, Tânia Regina Lobato dos. A presença de Paulo Freire em programas de alfabetização de jovens e adultos de redes municipais de ensino do Estado do Pará. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.1, pp.257-276. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i1p257-276.

Neste artigo apresentam-se resultados de duas pesquisas sobre a presença de Paulo Freire em Programas de Alfabetização de Jovens e Adultos de Redes Municipais de Ensino do Estado do Pará, realizadas pelo Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) da Universidade do Estado do Pará, em parceria com a Cátedra Paulo Freire da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), projeto “Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção - análise de sistemas públicos de educação a partir dos anos 1990”, financiado pelo CNPq. Tratam-se de pesquisas qualitativas, nas quais foram realizadas entrevistas com educadores vinculados a Programas de EJA, que possuem a educação freireana como base teórico-metodológica, além de levantamento bibliográfico e documental. O foco deste artigo é para a presença de Paulo Freire na vida pessoal e na prática profissional dos docentes. Um dos resultados é que Paulo Freire está sendo reconstruído pelos educadores em suas práticas, tendo por base princípios freireanos que marcaram sua vida profissional.

Palavras-chave : Paulo Freire; Alfabetização de Jovens e Adultos; Redes de Ensino; Municípios do Pará.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )