SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A presença de Paulo Freire em programas de alfabetização de jovens e adultos de redes municipais de ensino do Estado do ParáPedagogia crítica, Paulo Freire e a coragem para ser político. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

APPLE, Michael W.. Expandindo a dinâmica do poder: Freire e a política racial na educação. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.1, pp.277-295. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i1p277-295.

Paulo Freire e eu, em muitos diálogos, passamos horas discutindo a importância não só de intervenções teóricas, mas também da importância crucial da práxis, de intervir nas vidas diárias de realidades culturais e pedagógicas e de deixar essas intervenções responderem ao trabalho político e teórico que se busca desenvolver. Infelizmente, muitos "teóricos críticos" da educação têm esquecido da necessidade de tal ação. A teoria “domina”, com pouca correção advinda das realidades de instituições de reais, em comunidades reais, em lutas reais. As lutas de afro-brasileiros contra a subjugação não eram abstrações para Freire. Ele as via como parte das lutas necessárias contra a dominação. Neste artigo, ainda que Freire não esteja mais presente, quero continuar o diálogo com ele sobre a questão racial. Uma vez que ele insistia em que nos concentremos em nossas próprias experiências diárias, vou dirigir a minha atenção para as realidades da questão racial em nações com as quais estou mais familiarizado, embora eu também deva me referir ao Brasil, Portugal e outros lugares. Minha base epistemológica será decididamente freireana. Quero interrogar a "cultura do silêncio" em que vivemos, de modo que ela possa ser transformada. Aqueles de nós que estão comprometidos com políticas e práticas educacionais emancipatórias e anti-racistas, seriam perspicazes ao dirigir sua crítica não só aos efeitos raciais sobre os mercados e padrões culturais, mas também para as formas criativas utilizadas por movimentos neo-liberais e neo-conservadores para convencer muitas pessoas de que essas políticas são meramente tecnologias neutras, que nos ajudarão a tornar a educação mais eficiente e eficaz.

Palabras clave : Paulo Freire; Raça; Poder; Educação Crítica; Currículo Emancipatório.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )