SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O teatro na formação dos educandos: as percepções dos educadores de um centro educacional unificado (CEU) da cidade de São PauloA formação docente: Pibid e o estágio curricular supervisionado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

COLASANTO, Cristina Aparecida. A criança protagonista no currículo e na própria avaliação: uma pesquisa-ação realizada em duas escolas municipais de educação infantil de São Paulo. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.1, pp.332-356. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i1p332-356.

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Doutorado sobre a elaboração de relatórios de avaliação de duas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), localizadas na cidade de São Paulo, cujo objetivo foi investigar o registro da participação das crianças nesses documentos. A criança é concebida como ator social, propondo que suas experiências constituam o centro do planejamento e que a proposta curricular inclua a participação da criança. São abordados os procedimentos mais utilizados em avaliação com crianças, como a observação e registros escritos. A pesquisa foi desenvolvida seguindo a metodologia de pesquisa-ação, em que o pesquisador e os participantes propõem intervenções sobre a realidade, indo além da descrição e observação do campo de estudo. Os resultados revelam que na escrita do relatório, a criança torna-se o sujeito principal, resgatando assim suas falas, ações, interações e o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, desvelando a proposta curricular da EMEI. Em avaliação, as entrevistas com as crianças indicam o que elas pensam sobre os projetos e atividades desenvolvidas por elas na escola, proporcionando assim, o autoconhecimento. Verifica-se que a opinião da criança pode trazer à prática docente o replanejamento das atividades.

Palabras clave : Avaliação; Currículo; Educação Infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )