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Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

NOFFS, Neide de Aquino  and  RODRIGUES, Regina Célia Cola. A formação docente: Pibid e o estágio curricular supervisionado. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.1, pp.357-374. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i1p357-374.

Este artigo representa o trabalho científico realizado no interior do Projeto “A Formação Didática Pedagógica do Professor da Educação Básica”, coordenado pela professora doutora Neide de Aquino Noffs da linha de pesquisa Formação de Educadores, e tem como objetivo geral analisar as concepções que norteiam o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e o Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência - Pibid, e como específico, analisar se o Pibid, enquanto atividade de iniciação à docência, pode ser considerado como Estágio Curricular Supervisionado. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental de estudos da literatura sobre a formação inicial de professores e de documentos oficiais, analisando as concepções e ações que norteiam o ECS, o Pibid e a política de formação de professores, os instrumentos legais que os fundamentam. O lócus da pesquisa é o estágio nas licenciaturas e o Pibid desenvolvido pela PUC-SP. Esta pesquisa revela que o Pibid e o ECS apresentam semelhanças quanto aos princípios estruturantes entre elas: a conexão entre teoria e prática, a pesquisa como estratégia de reflexão na e sobre a ação, aproximação das instituições formadoras IES e escolas públicas de educação básica e a desmistificação da cultura de superioridade de uma sobre a outra. Por outro lado as condições objetivas de realização dos programas os diferenciam: o Estágio Curricular Supervisionado dispõe de um menor vínculo específico com as escolas e fundamenta-se basicamente na observação, enquanto no Pibid há o trabalho colaborativo, intercursos, desde o seu planejamento até a sua avaliação, envolvendo obrigatoriamente não só os licenciandos como os professores das IES nas escolas de educação básica durante toda a implementação do programa.

Keywords : Formação Inicial Docente; Pibid; Estágio Curricular Supervisionado; Educação Básica Pública.

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