SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2A educação popular em contextos de privação de liberdade: a arte-educação na fundação casa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

ABBONIZIO, Aline Cristina de Oliveira; SOUZA, Amanda De  y  RAMOS, Emerson Luiz. A afirmação quilombola no Quilombo Santa Rita do Bracuí. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.2, pp.393-413. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i2p0393.

Este artigo trata da afirmação da identidade quilombola no Quilombo Santa Rita do Bracuí, localizado em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Essas informações foram levantadas com o objetivo de sistematizar um processo de luta por reconhecimento e realização de direitos culturais e territoriais desencadeado em meados da década de 1990. Para tanto, recuperou-se o contexto histórico de formação do território do atual quilombo, uma antiga fazenda de cana-de-açúcar baseada no trabalho de pessoas africanas escravizadas ilegalmente. A gênese da afirmação quilombola é apresentada a partir da escuta dos atuais moradores e foi coletada juntamente com dois estudantes-pesquisadores quilombolas residentes na comunidade. Concluiu-se que a afirmação quilombola, ao vincular-se à luta pela terra e por direitos culturais, pode ser entendida como educação popular, ou seja, como autoeducação comunitária, conscientização política e combate a situações históricas de injustiça e desrespeito.

Palabras clave : Quilombolas; Identidade; Educação Popular.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )