SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Educação popular na universidade - uma construção a partir das contradições, reflexões e vivências a partir do pet educação popular da UNIFESP-Baixada SantistaAs lutas e proposições do movimento negro: o bloco afro Akomabu do Centro de Cultura NEGRA do Maranhão (CCN-MA) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SILVA, Carmem Silvia Maria da. Feminismoagora! Autorreflexão e formação política. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.2, pp.463-492. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i2p0463.

O artigo apresenta uma experiência de formação feminista com mulheres jovens, em Recife, realizada nos anos de 2013 e 2014, com base no feminismo e na perspectiva pedagógica de Paulo Freire. O objetivo é discutir a metodologia de autorreflexão como elemento relevante do debate educacional sobre pedagogia feminista. Com base na metodologia de sistematização de Educação Popular, narra o desenvolvimento e os resultados da experiência para discutir a relação entre Educação Popular e Pedagogia Feminista. Os procedimentos adotados foram o debate em grupo focal orientado por problematizações formuladas a partir da experiência compartilhada por educadora e educandas. Na sua conclusão traz como principal achado deste processo de pesquisa-sistematização a relevância de associar à metodologia de autorreflexão, elementos de formação política e acompanhamento da atuação coletiva como fundamentais para a formação em movimentos sociais.

Palabras clave : Feminismo; Educação Popular; Movimentos Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )