SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2As lutas e proposições do movimento negro: o bloco afro Akomabu do Centro de Cultura NEGRA do Maranhão (CCN-MA)A educação popular no levante popular da juventude do Rio Grande do Sul: renovações e permanências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

KOHARA, Luiz Tokuzi  y  SILVA, Marcos José Pereira. Processos de formação e aprendizagens promovidos pelo Programa Urbano nos Movimentos de Moradia em São Paulo. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.2, pp.519-544. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i2p0519.

Neste artigo, com base em conceitos e práticas de Educação Popular, analisamos em que medida os processos de formação político-pedagógica, presentes na luta cotidiana, entendidos como articulação, mobilização e organização dos movimentos sociais de moradia em São Paulo, bem como os enfrentamentos junto ao Estado para a conquista do direito à moradia e à cidade, geram aprendizados e formação política para seus participantes. Estão presentes, neste trabalho, as ações desenvolvidas pelo Programa Urbano (PU), organizado pela Associação de Auxílio Mútuo da Região Leste (APOIO) e pelo Movimento de Defesa do Favelado (MDF). Foi possível analisar como se dá a formação na ação pelo intenso trabalho de campo, com entrevistas e acompanhamento sistemático de atividades junto às duas organizações, que articulam 150 grupos de base com cerca de 3.950 famílias.

Ficou demonstrado pelos resultados obtidos que é na disputa pelo direito à cidade e nas diversas mobilizações que os movimentos sociais desenvolvem estratégias de formação na ação e se apropriam de conhecimentos sobre as origens das desigualdades e as formas de sua superação.

Palabras clave : Movimento de Moradia; Direito à Cidade; Educação Popular; Educação Política; Formação na Ação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )