SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Processos de formação e aprendizagens promovidos pelo Programa Urbano nos Movimentos de Moradia em São PauloNovas formas de ativismo social: o que há por trás das mobilizações de rua? O movimento Passe Livre de São Paulo (MPL-SP) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

PALUDO, Conceição; SANTOS, Magda Gisela Cruz dos  y  TADDEI, Paulo Eduardo Dias. A educação popular no levante popular da juventude do Rio Grande do Sul: renovações e permanências. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.2, pp.545-571. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i2p0545.

Parte de uma pesquisa mais ampla, o artigo apresenta uma análise sobre a Educação Popular (EP) no processo de constituição do Levante Popular da Juventude no Estado do Rio Grande do Sul. Buscou-se compreender como a EP é definida e vivenciada pelo movimento. O referencial teórico metodológico utilizado foi o materialismo histórico-dialético e as técnicas de pesquisa foram a bibliográfica, a análise documental e as entrevistas semiestruturadas. A análise dos resultados permitiu concluir que as práticas formativas do Levante apresentam características próximas aos denominados novos movimentos sociais e, ainda assim, mantêm alguns lineamentos teóricos da perspectiva marxista, de cunho popular, como a centralidade do conceito de classe social e de projeto popular. No Levante, a experimentação, traduzida na autonomia, no protagonismo, na organização, nas atividades de enfrentamento e na vivência de valores humanos, é prioridade na prática cotidiana. É nesse movimento constante que ocorre centralmente o processo formativo dos jovens e se evidencia a secundarização da formação de cunho teórico, o que constitui um grande desafio para a qualificação das intervenções do próprio movimento.

Palabras clave : Levante Popular da Juventude; Educação Popular; Movimentos Sociais; Teoria Crítica; Atualidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )