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Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

ROSA, Sanny S. da  y  PONCE, Branca Jurema. Políticas curriculares para a educação básica: contribuições da Revista e-Curriculum para o estado da arte da questão (2010-2015). e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.2, pp.625-652. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i2p0625.

Este artigo analisa, especificamente, as contribuições da Revista e-Curriculum para o debate acerca das políticas curriculares para a educação básica no período compreendido entre 2010-2015, como desdobramento de estudos que temos realizado sobre as produções recentes desenvolvidas no campo do Currículo. Procuramos observar e dar destaque às interfaces entre os estudos sobre as políticas curriculares com outras temáticas da área educacional de equivalente relevância. Foi possível identificar, no conjunto de 42 trabalhos encontrados, a emergência de preocupações comuns entre teóricos e pesquisadores do campo do Currículo relacionadas às implicações práticas de concepções marcadamente cognitivistas e produtivistas do papel da educação e da escola intensificadas pelas políticas curriculares em curso no Brasil, e em outros países, particularmente sobre a formação e sobre o trabalho docente. Espera-se que este estudo contribua para a compreensão do estado da arte das investigações sobre currículo, apontando alguns desafios que permanecem na pauta das relações entre a universidade e as escolas de educação básica.

Palabras clave : Políticas Curriculares; Formação de Professores; Trabalho Docente; Estado da Arte.

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