SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Políticas educacionais e currículo: traduções e ressignificações no contexto escolarCurrículo sensível: práticas de estágio na preparação de mapas e bússolas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SILVA, Roberto Rafael Dias de. Currículo e conhecimento escolar na sociedade das capacitações: o ensino médio em perspectiva. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.2, pp.676-697. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i2p0676.

No presente artigo são examinadas as estratégias de regulação política e econômica que perfazem a constituição contemporânea do conhecimento escolar no Ensino Médio brasileiro. Para tanto, realiza-se uma análise de dois documentos publicados recentemente pela Unesco, com grande repercussão no Brasil, Reforma da Educação Secundária: rumo à convergência entre a aquisição do conhecimento e o desenvolvimento de habilidade (2008) e Protótipos curriculares de Ensino Médio e Ensino Médio Integrado (2011). A realização das análises deu-se a partir de uma atitude de leitura monumental, inspirada nos estudos foucaultianos. Ambos os textos influenciaram diretamente os processos de diagnóstico, planejamento e implementação das políticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil. Descrevem-se os modos pelos quais a constituição do conhecimento escolar no Ensino Médio em nosso País desloca-se de uma concepção marcada pela perícia, típica do capitalismo industrial, para outra ancorada na meritocracia. A mobilização desse deslocamento pode ser evidenciada em dois sistemas de raciocínio pedagógico emergentes na cultura do novo capitalismo, a saber: o objetivo pedagógico da formação de personalidades produtivas e a organização curricular do Ensino Médio como uma comunidade de aprendizagem

Palavras-chave : Ensino Médio; Políticas de Currículo; Conhecimento Escolar; Neoliberalismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )