SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Currículo sensível: práticas de estágio na preparação de mapas e bússolasCrianças indígenas, educação, escola e interculturalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SANTOS, Luciane Maria Ribeiro da Cruz  e  MARINHO, Simão Pedro P.. As representações sociais de professoras da educação básica sobre internet e escola: um estudo em uma escola UCA em Minas Gerais. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.2, pp.718-764. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i2p0718.

O artigo descreve resultados de pesquisa que buscou identificar as representações sociais sobre internet e internet e escola de professoras de uma escola da rede municipal de Itabira, Minas Gerais, anteriores à sua formação no Projeto “Um Computador por Aluno”, Projeto UCA, que poderia influenciá-las. A pesquisa envolveu duas fases. Na fase 1 da pesquisa, 34 professoras, de um total de 37, responderam a um questionário autoaplicável. A coleta de dados para a identificação das representações sociais foi realizada com a técnica da evocação livre, usando-se “internet” e “internet na escola” como termos indutores. Os dados coletados no questionário foram analisados com um pacote estatístico e as evocações identificadas com o software Evoc 2000. Para uma análise mais aprofundada das representações sociais identificadas, foram realizadas entrevistas com 12 professoras que concordaram em participar da Fase 2 da pesquisa. A pesquisa permitiu compreender práticas a partir do processo de construção das representações no cotidiano e nas relações entre os sujeitos. As representações sociais identificadas colaboraram para orientar o processo de formação dos professores no Projeto UCA. Os autores da pesquisa propõem que os processos de formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação em processos de ensino e de aprendizagem considerem as representações que os professores sobre elas, para que se favoreça a adesão à proposta de formação e à inovação pedagógica e se propicie a construção de saberes pedagógicos e tecnológicos e a renovação das práticas didáticas.

Palavras-chave : Representações Sociais; Internet e Escola; Projeto UCA.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )