SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2As representações sociais de professoras da educação básica sobre internet e escola: um estudo em uma escola UCA em Minas Gerais. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

BERGAMASCHI, Maria Aparecida  e  MENEZES, Ana Luisa Teixeira. Crianças indígenas, educação, escola e interculturalidade. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.2, pp.741-764. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i2p0741.

Apresentamos, nesse artigo, reflexões produzidas a partir da convivência com o povo Guarani, buscando compreender seus processos próprios de educação que envolvem as crianças e são responsáveis pela formação da pessoa. O estudo, decorrente de pesquisas que se prolongam há mais de uma década, se assenta em uma perspectiva etnográfica, em que sensibilidade e razão se aliam para construir compreensões acerca dos modos de educar deste povo, em diálogo com autores que descrevem a educação das crianças indígenas em outros tempos e lugares. Constatamos uma educação que considera a dimensão espiritual, a dimensão coletiva de uma comunidade que se mostra implicada com a formação da pessoa e uma dimensão individual, em que cada um se responsabiliza por si, imbuído por uma busca e por um caminhar.

Palavras-chave : Educação Indígena; Crianças Indígenas; Crianças Guarani; Interculturalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )