SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3E-learning and the everyday use of digital technologies: possibility for formation of the Teacher of Adult Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

FIGUEIREDO, António Dias. A pedagogia dos contextos de aprendizagem. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.809-836. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i3p0809.

A Pedagogia dos Contextos de Aprendizagem, que aqui apresentamos, procura reunir numa só área do conhecimento todas as teorias e práticas da concepção e exploração de soluções pedagógicas aplicáveis a ambientes de aprendizagem de todas as naturezas, presenciais, virtuais ou mistos, interativos ou não, tecnologicamente enriquecidos, ou não, controlados pelos docentes, ou não, condicionados, ou não, pelas realidades sociológicas em jogo. Neste artigo, clarificamos os principais conceitos, teorias e práticas da nossa proposta, defendendo uma concepção dos contextos de aprendizagem inspirada nas abordagens dos profissionais do design. A concluir, apresentamos três casos reais de contextos que desenvolvemos e pesquisámos recorrendo às nossas propostas. Acreditamos que a pedagogia dos contextos de aprendizagem constitui um tema central da pesquisa e da prática da educação e da aprendizagem no século XXI.

Keywords : Autonomia; Contextos de Aprendizagem; Democracia; Design, Paulo Freire.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )