SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3A EAD e o uso cotidiano das tecnologias digitais: possibilidade para a formação do professor da EJA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

FIGUEIREDO, António Dias. A pedagogia dos contextos de aprendizagem. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.809-836. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i3p0809.

A Pedagogia dos Contextos de Aprendizagem, que aqui apresentamos, procura reunir numa só área do conhecimento todas as teorias e práticas da concepção e exploração de soluções pedagógicas aplicáveis a ambientes de aprendizagem de todas as naturezas, presenciais, virtuais ou mistos, interativos ou não, tecnologicamente enriquecidos, ou não, controlados pelos docentes, ou não, condicionados, ou não, pelas realidades sociológicas em jogo. Neste artigo, clarificamos os principais conceitos, teorias e práticas da nossa proposta, defendendo uma concepção dos contextos de aprendizagem inspirada nas abordagens dos profissionais do design. A concluir, apresentamos três casos reais de contextos que desenvolvemos e pesquisámos recorrendo às nossas propostas. Acreditamos que a pedagogia dos contextos de aprendizagem constitui um tema central da pesquisa e da prática da educação e da aprendizagem no século XXI.

Palabras clave : Autonomia; Contextos de Aprendizagem; Democracia; Design, Paulo Freire.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )