SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3The pedagogy of learning contextsAnalysis of available resources on social networks: potential for a construction of web curriculums author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SANTOS, Flávia Andréa dos  and  ABRANCHES, Sérgio Paulino. A EAD e o uso cotidiano das tecnologias digitais: possibilidade para a formação do professor da EJA. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.919-941. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i3p0919.

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o uso cotidiano das tecnologias digitais como contexto favorável à inserção da Educação a Distância (EAD) no processo de formação do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tal problemática se inscreve no debate sobre a formação do professor de EJA e a utilização de diferentes modalidades como forma de potencializar esse processo. A discussão parte da análise de sete questões aplicadas a professores do I segmento da EJA, por meio de um questionário semiestruturado. As questões propostas abordavam o uso que os professores faziam das tecnologias digitais no campo pessoal. Responderam ao questionário 82 professores e, pelas respostas apresentadas, identificamos: a) que estudar e fazer curso on-line representavam ações realizadas pelos professores através da internet; b) que os professores utilizavam a internet com fins intencionais, na perspectiva da aprendizagem, lazer, comunicação ou serviços; c) que o uso da internet se insere no contexto pessoal, social e profissional; d) que o uso da internet perpassa a construção das relações interpessoais, as respostas às necessidades cotidianas, a formação e o exercício profissional. Diante desses significados, a EAD se configura como possibilidade significativa à formação do professor da EJA, podendo contribuir para suprir lacunas decorrentes da formação inicial e promover estudos pertinentes/necessários à prática pedagógica da EJA.

Keywords : Formação de Professor; EJA; Tecnologias Digitais; EAD.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )