Revista e-Curriculum
Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
CABRAL, Mayara Kaynne Fragoso; SANTOS, George França do and NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz. Análise de recursos disponíveis em redes sociais: potencialidades para a construção de web currículos. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.970-997. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i3p0970.
As redes sociais são um fenômeno entre os diversos perfis de estudantes. Estudar o potencial de uso das redes sociais, como ambientes educacionais, oferece oportunidades para analisar suas diferentes características, podendo contribuir para a construção de “web currículos” (ALMEIDA, 2014). O presente artigo tem como objetivo identificar quais recursos disponíveis nas redes sociais Facebook, Google+ e Twitter oferecem possibilidades de uso no ambiente escolar, como recursos pedagógicos fomentadores da construção de contextos de aprendizagem. A análise das redes foi construída a partir da identificação de sete recursos considerados importantes para a construção do conhecimento: disponibilização de conteúdo, de atividades, de mecanismos de avaliação, de possibilidades de monitoramento, de privacidade e de moderação. Os resultados evidenciam de forma descritiva as possibilidades de utilização de cada recurso e como as redes podem ser configuradas, concluindo que as redes sociais Facebook e o Google+ oferecem, entre as analisadas, mais possibilidades de uso como recurso pedagógico ao favorecerem a construção de web currículos.
Keywords : Facebook; Twitter; Google+; Web Currículo.