SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3E-learning and the everyday use of digital technologies: possibility for formation of the Teacher of Adult EducationInteractions in inicial education course for mathematics teachers and the approuch “being together virtual expanded” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

CABRAL, Mayara Kaynne Fragoso; SANTOS, George França do  and  NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz. Análise de recursos disponíveis em redes sociais: potencialidades para a construção de web currículos. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.970-997. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i3p0970.

As redes sociais são um fenômeno entre os diversos perfis de estudantes. Estudar o potencial de uso das redes sociais, como ambientes educacionais, oferece oportunidades para analisar suas diferentes características, podendo contribuir para a construção de “web currículos” (ALMEIDA, 2014). O presente artigo tem como objetivo identificar quais recursos disponíveis nas redes sociais Facebook, Google+ e Twitter oferecem possibilidades de uso no ambiente escolar, como recursos pedagógicos fomentadores da construção de contextos de aprendizagem. A análise das redes foi construída a partir da identificação de sete recursos considerados importantes para a construção do conhecimento: disponibilização de conteúdo, de atividades, de mecanismos de avaliação, de possibilidades de monitoramento, de privacidade e de moderação. Os resultados evidenciam de forma descritiva as possibilidades de utilização de cada recurso e como as redes podem ser configuradas, concluindo que as redes sociais Facebook e o Google+ oferecem, entre as analisadas, mais possibilidades de uso como recurso pedagógico ao favorecerem a construção de web currículos.

Keywords : Facebook; Twitter; Google+; Web Currículo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )