SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3A EAD e o uso cotidiano das tecnologias digitais: possibilidade para a formação do professor da EJAInterações em cursos de licenciatura em matemática a distância e a abordagem “estar junto virtual ampliado” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

CABRAL, Mayara Kaynne Fragoso; SANTOS, George França do  y  NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz. Análise de recursos disponíveis em redes sociais: potencialidades para a construção de web currículos. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.970-997. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i3p0970.

As redes sociais são um fenômeno entre os diversos perfis de estudantes. Estudar o potencial de uso das redes sociais, como ambientes educacionais, oferece oportunidades para analisar suas diferentes características, podendo contribuir para a construção de “web currículos” (ALMEIDA, 2014). O presente artigo tem como objetivo identificar quais recursos disponíveis nas redes sociais Facebook, Google+ e Twitter oferecem possibilidades de uso no ambiente escolar, como recursos pedagógicos fomentadores da construção de contextos de aprendizagem. A análise das redes foi construída a partir da identificação de sete recursos considerados importantes para a construção do conhecimento: disponibilização de conteúdo, de atividades, de mecanismos de avaliação, de possibilidades de monitoramento, de privacidade e de moderação. Os resultados evidenciam de forma descritiva as possibilidades de utilização de cada recurso e como as redes podem ser configuradas, concluindo que as redes sociais Facebook e o Google+ oferecem, entre as analisadas, mais possibilidades de uso como recurso pedagógico ao favorecerem a construção de web currículos.

Palabras clave : Facebook; Twitter; Google+; Web Currículo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )