SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Interactions in inicial education course for mathematics teachers and the approuch “being together virtual expanded” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

FELDMANN, Marina Graziela; MASETTO, Marcos Tarciso  and  FREITAS, Silvana Alves. Formação inicial de educadores: currículo, trabalho pedagógico e inovação. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.1130-1150. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i3p1130.

O texto tem como intuito compreender a articulação existente entre formação e currículo através do trabalho pedagógico e da inovação. Para tanto, apresenta os resultados de estudos realizados pela Linha de Pesquisa Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Esses estudos estão orientados pela constante indagação: Como acontece a integração da formação de educadores com o currículo e suas inovações curriculares? A articulação entre currículo e formação dos educadores traz à tona toda sua complexidade com foco no desafio de se apontar a relação histórica e social existente entre as transformações da sociedade contemporânea e os novos compromissos educacionais emergentes de tal contexto. Procuram-se propostas inovadoras no espaço de investigação sobre arquiteturas curriculares diferenciadas e suas concepções e sobre o trabalho pedagógico delas decorrentes que possibilitem o redesenho da formação inicial e continuada de educadores para a educação na contemporaneidade.

Keywords : Currículo; Formação Inicial e Continuada de Educadores; Trabalho Pedagógico Curricular; Propostas Curriculares Inovadoras de Formação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )