SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Interações em cursos de licenciatura em matemática a distância e a abordagem “estar junto virtual ampliado” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

FELDMANN, Marina Graziela; MASETTO, Marcos Tarciso  e  FREITAS, Silvana Alves. Formação inicial de educadores: currículo, trabalho pedagógico e inovação. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.1130-1150. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i3p1130.

O texto tem como intuito compreender a articulação existente entre formação e currículo através do trabalho pedagógico e da inovação. Para tanto, apresenta os resultados de estudos realizados pela Linha de Pesquisa Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Esses estudos estão orientados pela constante indagação: Como acontece a integração da formação de educadores com o currículo e suas inovações curriculares? A articulação entre currículo e formação dos educadores traz à tona toda sua complexidade com foco no desafio de se apontar a relação histórica e social existente entre as transformações da sociedade contemporânea e os novos compromissos educacionais emergentes de tal contexto. Procuram-se propostas inovadoras no espaço de investigação sobre arquiteturas curriculares diferenciadas e suas concepções e sobre o trabalho pedagógico delas decorrentes que possibilitem o redesenho da formação inicial e continuada de educadores para a educação na contemporaneidade.

Palavras-chave : Currículo; Formação Inicial e Continuada de Educadores; Trabalho Pedagógico Curricular; Propostas Curriculares Inovadoras de Formação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )