SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Um cenário de integração de tecnologias digitais na educação superior: em busca de uma coreografia didática inovadora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

ALMEIDA, Fernando José de  y  SILVA, Maria da Graça Moreira da. 206 histórias: a produção científica sobre tecnologias na educação em 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.774-808. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i3p0774.

À altura dos 40 anos do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo, este artigo apresenta uma resenha de suas pesquisas na área do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos espaços curriculares. Os espaços curriculares são tratados como os ambientes de conhecimento criados em universidades, em locais públicos de cultura, em escolas regulares, em programas de atendimento a pessoas com deficiências físicas, em elaboração de jogos educacionais, em macroprogramas de formação de educadores, entre outros. A pesquisa teve início com a montagem de um banco de dados das teses e dissertações concluídas entre 1975-2014, a partir da análise de suas palavras-chave, resumos e títulos. O trabalho revela um amplo leque de esforços, competências, equipes envolvidas, instituições revisadas, teorias debatidas e aprofundadas, campos de inovações para a educação a partir do crescimento, disseminação e evolução das TIC na sociedade e nos sistemas de educação formal, especialmente. As investigações debruçaram-se na análise da aprendizagem e ensino; no papel do professor; nas denúncias dos equívocos do uso das tecnologias como panaceia; no uso das TIC como mero consumo de novidades; nas validações - ou não - de políticas públicas e nas potencialidades antevistas para seu uso. O mais marcante, no entanto, é o número de pesquisadores, suas proveniências de diferentes campos profissionais, seus territórios e seus olhares interdisciplinares. Os quadros sinóticos apresentados permitem ao leitor um discorrer sobre a própria história do pensamento educacional brasileiro, suas políticas e suas expectativas de futuro.

Palabras clave : Educação; Currículo; Novas Tecnologias na Educação; Tecnologias da Informação e Comunicação; Cultura Digital.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )