SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3A digital technology integration scenario in higher education: in search of an innovative teaching choreographyThe role of programming activity in the process of knowledge construction for teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

VALENTE, José Armando. Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.864-897. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i3p0864.

A maneira como as tecnologias digitais estão sendo trabalhadas nas escolas, em praticamente todos os países, não tem contribuído para o desenvolvimento do pensamento computacional. Essas atividades estão restritas ao uso do que foi chamado de software de escritório, como o processador de texto, a planilha e, com isso, não exploram conceitos da Ciência da Computação, permitindo usar o computador como um instrumento de pensar com e pensar sobre o pensar. Isso tem levado alguns países a alterarem o currículo da Educação Básica. O presente artigo tem como objetivo analisar as diferentes estratégias de implantação do pensamento computacional no currículo da educação básica, bem como as questões relacionadas a formação de professores e a avaliação. Essa analise permitiu classificar as estratégias em três grandes categorias: a inclusão de temas da Ciência da Computação; a inserção de disciplinas que exploram conceitos do pensamento computacional por meio do uso de tecnologias em diferentes atividades, como jogos e robótica; e a exploração dos conceitos do pensamento computacional de maneira transversal aos assuntos curriculares. Além disso, entender como está sendo a formação de professores para o desenvolvimento dessas atividades e como avaliar o desenvolvimento do pensamento computacional no aluno.

Keywords : Tecnologias Educacionais; Ciência da Computação; Estratégias de Ensino e Aprendizagem; Fazer Computacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )