SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Integration of computational thinking in the k-12 curriculum: different strategies used and questions related to teacher training and student’s assessmentLiving with science and citizenship: a design based research about the integration of the thematic of health with the use of digital information and communication technology at school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito  and  LOBO-DA-COSTA, Nielce Meneguelo. O papel da atividade de programação no processo de construção de conhecimentos para a docência. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.898-918. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i3p0898.

Neste artigo analisamos dois episódios envolvendo conceitos matemáticos e atividade de programação, os quais integraram pesquisas sobre formação continuada de professores de Matemática. O objetivo foi o de compreender as possibilidades das atividades de programação utilizadas nos episódios, em relação à (re)construção de conhecimentos necessários para a docência com tecnologia. A metodologia de caráter qualitativo utilizou como instrumentos: questionários, entrevistas semiestruturadas, diário de campo e protocolos das atividades desenvolvidas pelos professores com o uso do Geogebra e Scratch. O referencial teórico pautou-se nas ideias do construcionismo de Papert e Valente em relação à programação e, na base de conhecimentos para a docência, em Mishra e Koehler. A análise do primeiro episódio evidenciou que a atividade de programação desenvolvida no Geogebra possibilitou ao grupo de professores a revisão e sistematização de conceitos matemáticos envolvidos, favorecendo a (re)construção do conhecimento tecnológico do conteúdo. No segundo episódio, o uso da programação Scratch desvelou que os conhecimentos envolvidos - conteúdo específico, tecnológico e pedagógico - se realimentam, no caso propiciando ao grupo a (re)construção do conhecimento pedagógico tecnológico do conteúdo. Os episódios analisados evidenciaram o potencial da atividade de programação para a (re)construção de conhecimentos necessários à docência na perspectiva do TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge). Os resultados dão-nos indícios de que a atividade de programação é uma possibilidade a ser utilizada na formação do professor visando a auxiliá-lo a integrar as TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) em sua prática pedagógica.

Keywords : Integração; TDIC; Scratch; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )