SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do alunoCom-viver, com-ciência e cidadania: uma pesquisa baseada em design integrando a temática da saúde e o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito  e  LOBO-DA-COSTA, Nielce Meneguelo. O papel da atividade de programação no processo de construção de conhecimentos para a docência. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.898-918. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i3p0898.

Neste artigo analisamos dois episódios envolvendo conceitos matemáticos e atividade de programação, os quais integraram pesquisas sobre formação continuada de professores de Matemática. O objetivo foi o de compreender as possibilidades das atividades de programação utilizadas nos episódios, em relação à (re)construção de conhecimentos necessários para a docência com tecnologia. A metodologia de caráter qualitativo utilizou como instrumentos: questionários, entrevistas semiestruturadas, diário de campo e protocolos das atividades desenvolvidas pelos professores com o uso do Geogebra e Scratch. O referencial teórico pautou-se nas ideias do construcionismo de Papert e Valente em relação à programação e, na base de conhecimentos para a docência, em Mishra e Koehler. A análise do primeiro episódio evidenciou que a atividade de programação desenvolvida no Geogebra possibilitou ao grupo de professores a revisão e sistematização de conceitos matemáticos envolvidos, favorecendo a (re)construção do conhecimento tecnológico do conteúdo. No segundo episódio, o uso da programação Scratch desvelou que os conhecimentos envolvidos - conteúdo específico, tecnológico e pedagógico - se realimentam, no caso propiciando ao grupo a (re)construção do conhecimento pedagógico tecnológico do conteúdo. Os episódios analisados evidenciaram o potencial da atividade de programação para a (re)construção de conhecimentos necessários à docência na perspectiva do TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge). Os resultados dão-nos indícios de que a atividade de programação é uma possibilidade a ser utilizada na formação do professor visando a auxiliá-lo a integrar as TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) em sua prática pedagógica.

Palavras-chave : Integração; TDIC; Scratch; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )