SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3O papel da atividade de programação no processo de construção de conhecimentos para a docênciaPlano CEIBAL: indícios de reconfiguração das práticas pedagógicas na cibercultura em uma escola uruguaia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

STRUCHINER, Miriam  y  GIANNELLA, Taís Rabetti. Com-viver, com-ciência e cidadania: uma pesquisa baseada em design integrando a temática da saúde e o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na escola. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.942-969. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i3p0942.

Este trabalho tem como objetivo narrar o desenvolvimento, a implementação e análise de um conjunto de atividades e materiais educativos, construídos em parceria com professores do ensino fundamental, voltados para a integração da temática da Saúde no currículo escolar, de maneira transversal e com o uso de TDIC. Com base na metodologia da Pesquisa Baseada em Design, no conceito ampliado de Saúde e na abordagem apropriada e crítica das TDIC, o projeto "Com-Viver, Com-Ciência e Cidadania" foi desenvolvido no contexto de uma escola municipal do Rio de Janeiro, envolvendo sete professores e 40 alunos. Foram adotadas diferentes estratégias pedagógicas (jogo, debate, criação de jornal etc.) e integradas tecnologias físicas e digitais, tendo como enfoque o protagonismo e o letramento digital dos alunos. Todo o processo de planejamento e implementação foi documentado (entrevistas, relatórios de campo etc.) e analisado, gerando elementos para a construção de princípios de design.

Palabras clave : Temática da Saúde; Ensino Fundamental; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Pesquisa Baseada em Design.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )