SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Living with science and citizenship: a design based research about the integration of the thematic of health with the use of digital information and communication technology at schoolAutobiographical reflection: portraits and events experienced at places in the academia and at school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

LIMA, Márcio Roberto de  and  NASCIMENTO, Silvania Sousa de. Plano CEIBAL: indícios de reconfiguração das práticas pedagógicas na cibercultura em uma escola uruguaia. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.1025-1053. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i3p1025.

Este artigo relata influências do Plano CEIBAL (Uruguai) na apropriação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelo professor e o processo de reconfiguração de suas práticas pedagógicas. O recorte temporal deste relato compreende o período de 2007 a 2011 e apresenta algumas experiências de duas maestras da rede de educação pública uruguaia, as quais foram contempladas pelo Plano CEIBAL. A partir da análise das contribuições das colaboradoras uruguaias, sintetizam-se aqui no formato de um estudo de caso instrumental: as condições de infraestrutura tecnológica oportunizadas pelo Plano CEIBAL a uma escola de Montevidéu, as percepções docentes sobre o Plano e suas ações de formação, os principais impactos culturais vivenciados pelas maestras e os desdobramentos associados nas práticas pedagógicas empreendidas com as TDIC. Inferiu-se que as ações do Plano CEIBAL vêm oportunizando gradativa apropriação docente das TDIC, progressiva reconfiguração das práticas pedagógicas e os primeiros traços da instauração de uma cultura digital, o que está associado à abertura docente às tecnologias ceibalistas.

Keywords : Política Pública; Prática Pedagógica; Cibercultura; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )