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Revista e-Curriculum
versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
LIMA, Márcio Roberto de e NASCIMENTO, Silvania Sousa de. Plano CEIBAL: indícios de reconfiguração das práticas pedagógicas na cibercultura em uma escola uruguaia. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.1025-1053. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i3p1025.
Este artigo relata influências do Plano CEIBAL (Uruguai) na apropriação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelo professor e o processo de reconfiguração de suas práticas pedagógicas. O recorte temporal deste relato compreende o período de 2007 a 2011 e apresenta algumas experiências de duas maestras da rede de educação pública uruguaia, as quais foram contempladas pelo Plano CEIBAL. A partir da análise das contribuições das colaboradoras uruguaias, sintetizam-se aqui no formato de um estudo de caso instrumental: as condições de infraestrutura tecnológica oportunizadas pelo Plano CEIBAL a uma escola de Montevidéu, as percepções docentes sobre o Plano e suas ações de formação, os principais impactos culturais vivenciados pelas maestras e os desdobramentos associados nas práticas pedagógicas empreendidas com as TDIC. Inferiu-se que as ações do Plano CEIBAL vêm oportunizando gradativa apropriação docente das TDIC, progressiva reconfiguração das práticas pedagógicas e os primeiros traços da instauração de uma cultura digital, o que está associado à abertura docente às tecnologias ceibalistas.
Palavras-chave : Política Pública; Prática Pedagógica; Cibercultura; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.