SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Memorial reflexivo: retratos e tempos vividos entre lugares na academia e na escolaRecursos educacionais abertos: potencialidades e desafios no ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

EVANGELISTA, Gislene Rangel  y  SALES, Shirlei Rezende. Desajustes contemporâneos: um levantamento bibliográfico sobre currículo e tecnologias digitais. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.1107-1129. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i3p1107.

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que levantou e analisou como a produção acadêmica tem abordado a relação entre currículo e tecnologias digitais. Para tanto, foram investigados cinco periódicos acadêmicos, classificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com QUALIS A1 e A2, em um período de 10 anos. Para analisar as informações produzidas, utilizaram-se as contribuições de autores/as que estudam as tecnologias digitais em consonância com a educação, a saber: Paraíso (2010), Arruda (2011) e Sibilia (2012). A partir das análises, o argumento desenvolvido é que, embora a intensa relação das pessoas com as tecnologias digitais se constitua como uma expressão da contemporaneidade, há um descompasso, um desajuste na relação entre o currículo escolar e as tecnologias digitais. Esse desajuste ficou claro nas análises sobre as centralidades dos artigos investigados, em que foi possível observar que, de modo geral, o currículo opera com lógicas que pouco se assemelham às das tecnologias digitais.

Palabras clave : Currículo; Tecnologias Digitais; Levantamento Bibliográfico; Desajuste; Contemporaneidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )