SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Desajustes contemporâneos: um levantamento bibliográfico sobre currículo e tecnologias digitais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

LUPEPSO, Marina; MEYER, Patrícia  e  VOSGERAU, Dilmeire S. R.. Recursos educacionais abertos: potencialidades e desafios no ensino superior. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.1151-1178. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i3p1151.

Entre os desafios da docência no Ensino Superior estão as transformações provocadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), cujos efeitos incluem a proliferação de fontes, espaços e ambientes de produção e socialização do conhecimento. Este artigo apresenta uma revisão sistemática que investiga as possibilidades e os desafios no uso de recursos educacionais abertos (REA) na Educação Superior. Foram analisados 13 artigos, divulgados entre 2002 e 2015, extraídos das bases de dados da Eric e Ebsco, selecionados a partir das palavras-chave “higher education + open educational + creative commons”. Os elementos verificados nas pesquisas foram classificados em três categorias de análise: conhecimento - que consiste nas características relacionadas ao nível de conhecimento dos participantes em relação aos REA e sua incorporação ao ensino; instrumental/operacional - implica em questões que envolvem a utilização de ferramentas, gestão, custos e desenvolvimento profissional e do curso; e uso ou elementos que envolvem a utilização dos REA, incluindo acessibilidade, prospecção de novas abordagens, a aplicação das TIC e a qualidade acadêmica como um fator para maior uso dos REA. O estudo permitiu a concepção de um conceito de REA compreendido como recursos digitais voltados para fins educacionais, mediante uso de licenças abertas e passiveis de adaptação. Conclui-se que as potencialidades do REA estão voltadas para sua aplicação nas práticas educacionais no Ensino Superior, aprimorando processos e as integrando as TIC. Nos desafios, o enfoque está nas dificuldades relacionadas ao uso dos REA, convergentes com aspectos tecnológicos, culturais e pedagógicos, evidenciando desconhecimento, falta de sensibilização e domínio.

Palavras-chave : Educação Superior; Tecnologia Educativa; Recursos Educacionais Abertos; Revisão Sistemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )