SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Os currículos praticados pensados de uma escola da rede pública municipal de Angra Dos Reis/RJ: em busca da justiça cognitiva e da tessitura da emancipação social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

TURA, Maria de Lourdes Rangel. A construção do currículo escolar e o protagonismo docente e discente. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.4, pp.1193-1212. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i4p1193.

Nesse texto se objetiva analisar, a partir de dados colhidos em uma pesquisa de cunho etnográfico, a construção do currículo escolar em uma escola pública de Ensino Fundamental do município do Rio de Janeiro. É importante distinguir nesse contexto as aceleradas mudanças sócio-políticas e tecnológicas do tempo em que vivemos e seu impacto no campo da educação escolar, o que tem propiciado a proliferação de políticas curriculares e de novos padrões de avaliação externa do desempenho escolar. Estão em foco as múltiplas identidades e culturas docentes e discentes que no interior da escola iam ressignificando, recontextualizando as propostas curriculares que se apresentam fortemente ligadas aos processos de avaliação externa. O estudo apoiou-se nos conceitos de recontextualização por hibridismo, como formulado por Alice Casimiro Lopes, e de performatividade, na concepção de Stephen Ball e Gert Biesta. Destaca-se o protagonismo docente e discente em confronto com os novos regulamentos, propostas pedagógicas e a busca da Secretaria de Educação de alcançar bons padrões de desempenho dos alunos e alunas da rede de ensino do município.

Palavras-chave : Políticas Curriculares; Avaliação Externa do Desempenho Escolar; Construção do Currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )