SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4The construction of school curriculum and the protagonism of teachers and studentsAbout base and common, national, curricular bases: about which curriculum are we talking? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

LACERDA, Eliane Fernandes de  and  OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Os currículos praticados pensados de uma escola da rede pública municipal de Angra Dos Reis/RJ: em busca da justiça cognitiva e da tessitura da emancipação social. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.4, pp.1213-1235. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i4p1213.

Este artigo origina-se de uma dissertação de Mestrado em Educação cuja pesquisa de campo foi realizada em uma escola da rede pública municipal de Angra dos Reis/RJ. Tem por objetivo compreender os currículos que são tecidos cotidianamente pelas professoras e professores e seu possível potencial emancipatório, apesar do processo crescente de desqualificação da escola pública, de seus profissionais e ações. Desenvolve-se a partir de uma postura teórico-político-epistemológico-metodológica das pesquisas nos/dos/com os cotidianos, por meio de um mergulho com todos os sentidos oportunizando as observações e as conversas, que originaram as narrativas contadas/vividas. Defende a ideia que os praticantes pensantes tecem os currículos praticados pensados, nos quais podem estar inscritas práticas com potencial emancipatório, pautadas na busca pela justiça cognitiva. Parte do pressuposto de que as práticas cotidianas tecem conhecimentos múltiplos, válidos e que precisam ser reconhecidos, pois não se resumem aos que a cultura hegemônica ocidental moderna apresenta como legítimos, os saberes formais. Pretende contribuir para a desinvisibilização e compreensão desses currículos, podendo favorecer a democratização das escolas e da sociedade, contribuindo com a tessitura da emancipação social. Concluímos que a ideia da imposição de um currículo único é uma ilusão autoritária das esferas oficiais e também reconhecemos um relevante potencial emancipatório nas práticas pedagógicas pesquisadas, na medida em que promovem o diálogo horizontal entre os saberes.

Keywords : Cotidiano Escolar; Currículos Pensados Praticados; Justiça Cognitiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )