SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4The curriculum practiced thoughted from a public school of Angra dos Reis: in search of cognitive justice and the construction of a social emancipationPractices and policies inclusion curriculum and the right to difference author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

CUNHA, Kátia Silva  and  SILVA, Janini de Paula da. Sobre base e bases curriculares, nacionais, comuns: de que currículo estamos falando?. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.4, pp.1236-1257. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i4p1236.

A partir de um enfoque pós-estruturalista, nosso artigo pretende discutir as articulações políticas que se formam em torno do significante currículo e em como essas articulações influenciam o projeto de uma base nacional comum curricular, transformando esse campo do espaço social num terreno de constante disputa em torno do que é adequado ou não para ser ensinado. Nosso pensamento se desenvolve em torno da argumentação de que um currículo que se prenda a uma base, um padrão e busque construir um fundamento único, tende a ignorar saberes outros presentes nas experiências dos sujeitos sociais, de sua cultura e história. Para tanto, nos debruçamos nos escritos de Lopes e Macedo (2011) entre outros, sobre políticas curriculares, currículo. Por fim, tomamos por referência os estudos que permeiam a Teoria do Discurso. Assim, tentamos trazer à baila discussões como: vincular um currículo com base fixa à qualidade da educação ou à solução de problemas educacionais é admitir que essa base fixa sustenta decisões sobre os saberes e atividades de ensino que devem ser direcionados a todos, como se todos fossem iguais e o conhecimento fosse um objeto a ser distribuído.

Keywords : Politica Curricular; Currículo; Terreno de Disputa; Teoria do Discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )