SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Sobre base e bases curriculares, nacionais, comuns: de que currículo estamos falando?Currículo e relações etnicorraciais: a implementação da disciplina “história da cultura afro-brasileira” no município de Jequié/Bahia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SEPULVEDA, José Antonio  y  SEPULVEDA, Denize. As práticas e as políticas curriculares de inclusão e o direito à diferença. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.4, pp.1258-1287. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i4p1258.

Este texto tem como objetivo apresentar e ressaltar uma prática curricular emancipatória, que auxilia na tessitura da justiça cognitiva e social, ocorrida em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro, que tinha como ponto de tensão a questão dos comportamentos de gênero. Foi feita uma pesquisa qualitativa a partir da observação participativa, tendo como referencial teórico/metodológico os estudos do cotidiano e o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg. Em relação ao debate dos comportamentos de gênero, foram utilizados Foucault e Louro. Para a discussão sobre o conceito de conservadorismo tivemos como base a reflexão de Thompson que rompe com a tradição marxista ortodoxa colocando em oposição a base e a superestrutura. No atual contexto conservador da sociedade brasileira tais discussões são extremamente pertinentes. Como conclusão, entendemos que a luta por políticas de currículo que defendam o direito às diferenças não pode ser reduzida a políticas de inclusão que não privilegiam todas as diferenças.

Palabras clave : Currículo; Políticas Públicas; Práticas Emancipatórias.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )