SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4As práticas e as políticas curriculares de inclusão e o direito à diferençaAs frações e a escala: possibilidades para o visual no currículo escolar para alunos surdos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

EUGENIO, Benedito; SANTOS, José J. Reis  y  SOUZA, Janyne B. Currículo e relações etnicorraciais: a implementação da disciplina “história da cultura afro-brasileira” no município de Jequié/Bahia. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.4, pp.1288-1309. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i4p1288.

Diversos estudos têm apontado a importância e a necessidade da discussão das relações etnicorraciais no currículo e nas práticas pedagógicas das escolas de educação básica e nos cursos de formação docente. A aprovação da Lei 10639/03 contribuiu para que a educação das relações etnicorraciais adentrasse, mesmo com dificuldades, no interior das escolas de educação básica em diferentes municípios brasileiros. Neste artigo, a partir de dados construídos por meio de entrevistas com três servidoras da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jequié, cidade localizada na região sudoeste do Estado da Bahia e que acompanharam, em diferentes momentos, a implementação da Lei 10639/03, por nós entendida como política pública de ação afirmativa, analisamos o discurso pedagógico acerca da história e cultura afro-brasileira no currículo das escolas públicas municipais. Os dados são discutidos tomando como base a teoria sociológica de Basil Bernstein. A análise destaca como se configura o processo de recontextualização da política curricular.

Palabras clave : Política Curricular; Discurso Pedagógico; História e Cultura Afro-Brasileira.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )