Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
EUGENIO, Benedito; SANTOS, José J. Reis y SOUZA, Janyne B. Currículo e relações etnicorraciais: a implementação da disciplina “história da cultura afro-brasileira” no município de Jequié/Bahia. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.4, pp.1288-1309. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i4p1288.
Diversos estudos têm apontado a importância e a necessidade da discussão das relações etnicorraciais no currículo e nas práticas pedagógicas das escolas de educação básica e nos cursos de formação docente. A aprovação da Lei 10639/03 contribuiu para que a educação das relações etnicorraciais adentrasse, mesmo com dificuldades, no interior das escolas de educação básica em diferentes municípios brasileiros. Neste artigo, a partir de dados construídos por meio de entrevistas com três servidoras da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jequié, cidade localizada na região sudoeste do Estado da Bahia e que acompanharam, em diferentes momentos, a implementação da Lei 10639/03, por nós entendida como política pública de ação afirmativa, analisamos o discurso pedagógico acerca da história e cultura afro-brasileira no currículo das escolas públicas municipais. Os dados são discutidos tomando como base a teoria sociológica de Basil Bernstein. A análise destaca como se configura o processo de recontextualização da política curricular.
Palabras clave : Política Curricular; Discurso Pedagógico; História e Cultura Afro-Brasileira.