SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Narrativa de experiência prática como possibilidade de justiça cognitivaO discurso de ódio nas mídias sociais: a diferença como letramento midiático e informacional na aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

MACEDO, Regina Moura de; ESPINDOLA, Neila  y  RODRIGUES, Allan. “Não é só pelo diploma”: as ocupações das escolas e os processos curriculares. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.4, pp.1358-1376. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i4p1358.

A proposta deste artigo é pôr em discussão saberes produzidos e processos vividos durante a ocupação das escolas estaduais do Rio de Janeiro, a fim de contribuir para o debate sobre os currículos das escolas públicas brasileiras. Constituindo-se como um estudo nos/dos/comos cotidianos escolares (Alves, 2008), compreende os estudantes como praticantes (Certeau, 1994), como inventores de táticas e astúcias para forjar suas trajetórias formativas nos múltiplos contextos, com as múltiplas redes em que tecem experiências e sentidos (Alves, 2008). Visa a problematizar as relações entre os currículos instituídos e os currículos produzidos nas escolas, identificando desafios e indícios do que seria uma escola de qualidade para os estudantes. Para tanto, historia o processo das ocupações das escolas no Brasil e analisa narrativas produzidas por estudantes e professores em debate sobre as ocupações, ocorrido na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Como opção teórico-metodológica, considera as conversas (Larrosa, 2003) e os diálogos (Freire, 1996 e Bakhtin, 1997) como fundantes. Busca evidenciar conhecimentos antes silenciados(Santos, 2004)ao abordar práticas curriculares narradas pelos estudantes. Pistas dadas pelas narrativas apontam grande descompasso entre as políticas instituídas e os modelos de escola praticados nas ocupações, sugerindo disputas importantes, em busca da desejada emancipação social e de um projeto de escola com a qualidade desejada pelos estudantes.

Palabras clave : Ocupação das Escolas; Currículos; Cotidiano Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )