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Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

ANDRADE, Marcelo  e  PISCHETOLA, Magda. O discurso de ódio nas mídias sociais: a diferença como letramento midiático e informacional na aprendizagem. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.4, pp.1377-1394. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i4p1377.

Considerando o contexto brasileiro, este artigo apresenta uma análise sobre a presença do “discurso do ódio” em uma mídia social. A partir da disputa online entre o deputado federal Jair Bolsonaro e a Revista Nova Escola, examina-se como as redes sociais podem potencializar o discurso de ódio contra identidades socialmente discriminadas em sociedades multiculturais, bem como as diferenças podem e devem ser valorizadas e respeitadas no processo de aprendizagem. Busca ainda demonstrar como a educação para a tolerância pode se apresentar com uma alternativa viável - ética e pedagogicamente - para o desenvolvimento de habilidades de uso de redes sociais na perspectiva do Letramento Midiático e Informacional (MIL). Entre as habilidades apontadas na conclusão, destacam-se: (i) buscar informações e construir um senso crítico e compartilhado; (ii) aprender a respeitar e valorizar as diferenças em sociedades plurais e; (iii) articular, numa perspectiva da ética filosófica, as concepções de “mínimos de justiça” e “máximos de felicidade”.

Palavras-chave : Discurso de Ódio; Diferenças; Mídias Sociais; Letramento Midiático e Informacional (MIL).

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