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Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

BASSANI, Patrícia B. Scherer; LIMA, Claudio de  e  DALANHOL, Daniel. Documentação e compartilhamento de atividades de aprendizagem: um estudo sobre repositórios de prática e artefatos de mediação. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.4, pp.1423-1453. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i4p1423.

O compartilhamento de atividades de aprendizagem com uso de tecnologias está no centro dos estudos da área de Learning Design (ou Design da Aprendizagem). As atividades de aprendizagem podem ser codificadas em diferentes formas de representação, entendidas como artefatos de mediação. A documentação das atividades de aprendizagem, por meio de artefatos de mediação, permite a construção de um banco de dados de práticas educativas. Assim, essas práticas podem ser compartilhadas e acessadas por diferentes professores, que podem reutilizá-las, modificá-las e validá-las em diferentes contextos. O presente estudo, com abordagem metodológica qualitativa na perspectiva da pesquisa exploratória, se organiza a partir de dois objetivos complementares: a) identificar repositórios para o compartilhamento de atividades de aprendizagem existentes no Brasil e analisar o tipo de artefato de mediação compartilhado; b) analisar as ferramentas para desenvolvimento de mapas conceituais online como espaços para a documentação e o compartilhamento de atividades de aprendizagem. Resultados apontam que os repositórios existentes utilizam essencialmente artefatos de mediação em formato texto. Nesses repositórios há diferentes tipos de práticas educativas e os documentos podem ser utilizados livremente. Entretanto, de forma geral, os repositórios não permitem que os professores compartilhem suas práticas, possibilitando apenas o uso de materiais disponíveis. Por outro lado, ferramentas de mapas conceituais online possibilitam a publicação das atividades de aprendizagem desenvolvidas na web via link público sem mediação. Portanto, os professores podem exercitar a autoria e compartilhar suas propostas na perspectiva da cultura do compartilhamento.

Palavras-chave : Informática na Educação; Design da Aprendizagem; Artefatos de Mediação.

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