SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Documentation and sharing of learning activities: a study about repositories of pedagogical practices and mediation artifactsTeaching mediation and transactional distance: use of Facebook in a master's degree course (b-learning system) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

CAVALCANTE, Maria da Paz. A interpretação de texto de história e o desenvolvimento da consciência histórica crítica do educando. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.4, pp.1454-1483. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i4p1454.

O presente trabalho discute sobre a interpretação de texto de história e a consciência histórica crítica. Objetiva refletir acerca de como os alunos, do 8° ano do Ensino Fundamental, apropriam-se da interpretação de um texto (escrito) de história e realizam um processo de desenvolvimento de sua consciência histórica crítica. Optou-se pela pesquisa colaborativa e se empregou como procedimentos a observação efetuada na vida real e o portfólio. Os discentes se apropriaram da interpretação de textos de história e demonstraram se encontrar em um processo de desenvolvimento de sua consciência histórica crítica. As reflexões apresentadas podem contribuir na ressignificação das atividades docente e discente no processo de ensino-aprendizagem da História.

Keywords : Interpretação; Texto de História; Consciência histórica Crítica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )